Blog Rio Convida
Dicas, novidades e histórias incríveis
CARNAVAL 2026 TERÁ MEGAOPERAÇÃO PARA RECEBER 8 MILHÕES DE FOLIÕES NO RIO
O Carnaval 2026 promete ser um dos maiores dos últimos anos no Rio de Janeiro. A Prefeitura apresentou, no Centro de Operações Rio (COR), um plano operacional integrado para dar conta de uma expectativa de público que pode chegar a 8 milhões de pessoas ao longo dos dias de festa.
Serão sete dias de desfiles no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, reunindo Série Ouro, Grupo Especial e Escolas Mirins. O Grupo Especial mantém o formato de três noites, com quatro escolas por dia, enquanto a Série Ouro desfila em dois dias. Já a Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte, receberá seis dias de apresentações das Séries Prata e Bronze, além de blocos de enredo e grupos de avaliação.
Além dos desfiles, a programação inclui mais de 30 bailes populares em diferentes bairros, eventos na Avenida Chile, o tradicional Baile Folião Original, na Cinelândia, e o Terreirão do Samba, que deve reunir mais de 40 artistas e público diário estimado em 10 mil pessoas.
Monitoramento em tempo real e base avançada na Sapucaí
O COR-Rio montará uma estrutura robusta de acompanhamento, com mais de 500 operadores e o uso de 400 câmeras na Sapucaí, além de drones e uma base avançada dentro do Sambódromo.
O deslocamento dos carros alegóricos será monitorado desde os barracões até a concentração na Presidente Vargas. Estações de metrô, trem e VLT na região central também terão acompanhamento em tempo real, assim como bloqueios viários e rotas alternativas.
Na Intendente Magalhães, 60 câmeras e drone reforçarão o esquema. As interdições estarão disponíveis no aplicativo COR.Rio e também no Waze, parceiro da operação.
950 agentes por dia e reforço na fiscalização
A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal atuarão com 950 agentes por dia de desfile, além de 60 viaturas e oito reboques. O foco será garantir ordenamento urbano, segurança e apoio emergencial dentro e fora do Sambódromo.
A Ronda Maria da Penha estará presente para coibir casos de violência contra a mulher, com equipes posicionadas em pontos estratégicos. Haverá ainda fiscalização do comércio ambulante, combate a vans piratas, controle de estacionamento irregular e distribuição de pulseiras de identificação para crianças.
Secretaria da Mulher amplia ações contra violência
A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres reforçará a campanha “Carnaval + Seguro para Mulheres”, com postos de atendimento na Sapucaí, Intendente Magalhães e na Fan Fest em Copacabana.
Equipes técnicas oferecerão acolhimento, orientação e encaminhamento. A campanha também contará com mensagens em banheiros, painéis digitais de terminais de transporte, ações visuais em Copacabana e parceria inédita com o Airbnb, que divulgará orientações de segurança aos turistas.
Saúde mobiliza seis postos médicos e 16 ambulâncias por noite
A Secretaria Municipal de Saúde instalará seis postos médicos ao longo da Sapucaí, com 33 leitos, incluindo suporte avançado, além de 16 ambulâncias UTI por dia nos principais desfiles.
Equipes de vigilância atuarão antes, durante e após o evento, com monitoramento epidemiológico, fiscalização sanitária e ações preventivas, como aplicação de fumacê e controle de qualidade da água.
Limpeza reforçada e mais de 2.500 toneladas já retiradas
A Comlurb mobilizará quase 2 mil garis por dia nos principais pontos de folia. No Sambódromo, serão 873 profissionais por noite de desfile, com apoio de caminhões, varredeiras e lavagem da pista com água de reuso.
Mais de 2.500 toneladas de resíduos já foram retiradas de redes de drenagem e canais da região central como medida preventiva contra alagamentos.
Nova iluminação, sustentabilidade e compensação ambiental
A RioLuz instalou 570 refletores na Sapucaí, além de sistema de fibra óptica e monitoramento por câmeras. A Secretaria de Conservação renovou o asfalto da avenida e implantou novo sistema de sonorização, eliminando fios aparentes.
Já a campanha Folia Verde, da Secretaria de Meio Ambiente, mobiliza 450 profissionais para ações de reciclagem, educação ambiental e compensação com plantio de mudas da Mata Atlântica.
Transporte e trânsito terão operação especial
A CET-Rio contará com cerca de 310 operadores por dia, 2.500 cones, 900 faixas informativas e 36 painéis de mensagens variáveis para orientar motoristas.
Haverá reforço em linhas noturnas de ônibus, BRT 24h, operação especial de táxis credenciados e mudanças no VLT, especialmente durante os eventos na Praça Tiradentes.
A recomendação é priorizar o transporte público e planejar deslocamentos com antecedência, já que não haverá estacionamento dedicado aos eventos.
Com um esquema que integra tecnologia, fiscalização, saúde, limpeza, mobilidade e sustentabilidade, o Rio aposta na experiência acumulada para realizar mais uma edição do maior espetáculo a céu aberto do mundo, com estrutura à altura da grandiosidade da festa.